GÊNESIS 21 AO 25

15/06/2010 21:34

Capitulo 21

1  E o SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido.
2  E concebeu Sara, e deu a Abraäo um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado.
3  E Abraäo pós no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.
4  E Abraäo circuncidou o seu filho Isaque, quando era da idade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado.
5  E era Abraäo da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho.
6  E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo.
7  Disse mais: Quem diria a Abraäo que Sara daria de mamar a filhos? Pois lhe dei um filho na sua velhice.
8  E cresceu o menino, e foi desmamado; entäo Abraäo fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado.
9  E viu Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual tinha dado a Abraäo, zombava.
10  E disse a Abraäo: Ponha fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva näo herdará com Isaque, meu filho.
11  E pareceu esta palavra muito má aos olhos de Abraäo, por causa de seu filho.
12  Porém Deus disse a Abraäo: Näo te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência.
13  Mas também do filho desta serva farei uma naçäo, porquanto é tua descendência.
14  Entäo se levantou Abraäo pela manhä de madrugada, e tomou päo e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba.
15  E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores.
16  E foi assentar-se em frente, afastando-se à distáncia de um tiro de arco; porque dizia: Que eu näo veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.
17  E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Näo temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.
18  Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mäo, porque dele farei uma grande naçäo.
19  E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino.
20  E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro.
21  E habitou no deserto de Parä; e sua mäe tomou-lhe mulher da terra do Egito.
22  E aconteceu naquele mesmo tempo que Abimeleque, com Ficol, príncipe do seu exército, falou com Abraäo, dizendo: Deus é contigo em tudo o que fazes;
23  Agora, pois, jura-me aqui por Deus, que näo mentirás a mim, nem a meu filho, nem a meu neto; segundo a beneficência que te fiz, me farás a mim, e à terra onde peregrinaste.
24  E disse Abraäo: Eu jurarei.
25  Abraäo, porém, repreendeu a Abimeleque por causa de um poço de água, que os servos de Abimeleque haviam tomado à força.
26  Entäo disse Abimeleque: Eu näo sei quem fez isto; e também tu näo mo fizeste saber, nem eu o ouvi senäo hoje.
27  E tomou Abraäo ovelhas e vacas, e deu-as a Abimeleque; e fizeram ambos uma aliança.
28  Pós Abraäo, porém, à parte sete cordeiras do rebanho.
29  E Abimeleque disse a Abraäo: Para que estäo aqui estas sete cordeiras, que puseste à parte?
30  E disse: Tomarás estas sete cordeiras de minha mäo, para que sejam em testemunho que eu cavei este poço.
31  Por isso se chamou aquele lugar Berseba, porquanto ambos juraram ali.
32  Assim fizeram aliança em Berseba. Depois se levantou Abimeleque e Ficol, príncipe do seu exército, e tornaram-se para a terra dos filisteus.
33  E plantou um bosque em Berseba, e invocou lá o nome do SENHOR, Deus eterno.
34  E peregrinou Abraäo na terra dos filisteus muitos dias.



Capitulo 22

1  E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraäo, e disse-lhe: Abraäo! E ele disse: Eis-me aqui.
2  E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
3  Entäo se levantou Abraäo pela manhä de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
4  Ao terceiro dia levantou Abraäo os seus olhos, e viu o lugar de longe.
5  E disse Abraäo a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
6  E tomou Abraäo a lenha do holocausto, e pó-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mäo, e foram ambos juntos.
7  Entäo falou Isaque a Abraäo seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8  E disse Abraäo: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
9  E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraäo ali um altar e pós em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
10  E estendeu Abraäo a sua mäo, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
11  Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraäo, Abraäo! E ele disse: Eis-me aqui.
12  Entäo disse: Näo estendas a tua mäo sobre o moço, e näo lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e näo me negaste o teu filho, o teu único filho.
13  Entäo levantou Abraäo os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraäo, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
14  E chamou Abraäo o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.
15  Entäo o anjo do SENHOR bradou a Abraäo pela segunda vez desde os céus.
16  E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta açäo, e näo me negaste o teu filho, o teu único filho,
17  Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;
18  E em tua descendência seräo benditas todas as naçöes da terra; porquanto obedeceste à minha voz.
19  Entäo Abraäo tornou aos seus moços, e levantaram-se, e foram juntos para Berseba; e Abraäo habitou em Berseba.
20  E sucedeu depois destas coisas, que anunciaram a Abraäo, dizendo: Eis que também Milca deu filhos a Naor teu irmäo.
21  Uz o seu primogênito, e Buz seu irmäo, e Quemuel, pai de Arä,
22  E Quésede, e Hazo, e Pildas, e Jidlafe, e Betuel.
23  E Betuel gerou Rebeca. Estes oito deu à luz Milca a Naor, irmäo de Abraäo.
24  E a sua concubina, cujo nome era Reumá, ela lhe deu também a Tebá, Gaä, Taás e Maaca.



Capitulo 23

1  E foi a vida de Sara cento e vinte e sete anos; estes foram os anos da vida de Sara.
2  E morreu Sara em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaä; e veio Abraäo lamentar Sara e chorar por ela.
3  Depois se levantou Abraäo de diante de sua morta, e falou aos filhos de Hete, dizendo:
4  Estrangeiro e peregrino sou entre vós; dai-me possessäo de sepultura convosco, para que eu sepulte a minha morta de diante da minha face.
5  E responderam os filhos de Hete a Abraäo, dizendo-lhe:
6  Ouve-nos, meu senhor; príncipe poderoso és no meio de nós; enterra a tua morta na mais escolhida de nossas sepulturas; nenhum de nós te vedará a sua sepultura, para enterrar a tua morta.
7  Entäo se levantou Abraäo, inclinou-se diante do povo da terra, diante dos filhos de Hete,
8  E falou com eles, dizendo: Se é de vossa vontade que eu sepulte a minha morta de diante de minha face, ouvi-me e falai por mim a Efrom, filho de Zoar,
9  Que ele me dê a cova de Macpela, que ele tem no fim do seu campo; que ma dê pelo devido preço em herança de sepulcro no meio de vós.
10  Ora Efrom habitava no meio dos filhos de Hete; e respondeu Efrom, heteu, a Abraäo, aos ouvidos dos filhos de Hete, de todos os que entravam pela porta da sua cidade, dizendo:
11  Näo, meu senhor, ouve-me: O campo te dou, também te dou a cova que nele está, diante dos olhos dos filhos do meu povo ta dou; sepulta a tua morta.
12  Entäo Abraäo se inclinou diante da face do povo da terra,
13  E falou a Efrom, aos ouvidos do povo da terra, dizendo: Mas se tu estás por isto, ouve-me, peço-te. O preço do campo o darei; toma-o de mim e sepultarei ali a minha morta.
14  E respondeu Efrom a Abraäo, dizendo-lhe:
15  Meu senhor, ouve-me, a terra é de quatrocentos siclos de prata; que é isto entre mim e ti? Sepulta a tua morta.
16  E Abraäo deu ouvidos a Efrom, e Abraäo pesou a Efrom a prata de que tinha falado aos ouvidos dos filhos de Hete, quatrocentos siclos de prata, corrente entre mercadores.
17  Assim o campo de Efrom, que estava em Macpela, em frente de Manre, o campo e a cova que nele estava, e todo o arvoredo que no campo havia, que estava em todo o seu contorno ao redor,
18  Se confirmou a Abraäo em possessäo diante dos olhos dos filhos de Hete, de todos os que entravam pela porta da cidade.
19  E depois sepultou Abraäo a Sara sua mulher na cova do campo de Macpela, em frente de Manre, que é Hebrom, na terra de Canaä.
20  Assim o campo e a cova que nele estava foram confirmados a Abraäo, pelos filhos de Hete, em possessäo de sepultura.



Capitulo 24

1  E era Abraäo já velho e adiantado em idade, e o SENHOR havia abençoado a Abraäo em tudo.
2  E disse Abraäo ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Pöe agora a tua mäo debaixo da minha coxa,
3  Para que eu te faça jurar pelo SENHOR Deus dos céus e Deus da terra, que näo tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito.
4  Mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque.
5  E disse-lhe o servo: Se porventura näo quiser seguir-me a mulher a esta terra, farei, pois, tornar o teu filho à terra donde saíste?
6  E Abraäo lhe disse: Guarda-te, que näo faças lá tornar o meu filho.
7  O SENHOR Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: Å tua descendência darei esta terra; ele enviará o seu anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho.
8  Se a mulher, porém, näo quiser seguir-te, serás livre deste meu juramento; somente näo faças lá tornar a meu filho.
9  Entäo pós o servo a sua mäo debaixo da coxa de Abraäo seu senhor, e jurou-lhe sobre este negócio.
10  E o servo tomou dez camelos, dos camelos do seu senhor, e partiu, pois que todos os bens de seu senhor estavam em sua mäo, e levantou-se e partiu para Mesopotámia, para a cidade de Naor.
11  E fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto a um poço de água, pela tarde, ao tempo que as moças saíam a tirar água.
12  E disse: O SENHOR, Deus de meu senhor Abraäo, dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraäo!
13  Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água;
14  Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o seu cántaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor.
15  E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmäo de Abraäo, saía com o seu cántaro sobre o seu ombro.
16  E a donzela era mui formosa à vista, virgem, a quem homem näo havia conhecido; e desceu à fonte, e encheu o seu cántaro e subiu.
17  Entäo o servo correu-lhe ao encontro, e disse: Peço-te, deixa-me beber um pouco de água do teu cántaro.
18  E ela disse: Bebe, meu senhor. E apressou-se e abaixou o seu cántaro sobre a sua mäo e deu-lhe de beber.
19  E, acabando ela de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber.
20  E apressou-se, e despejou o seu cántaro no bebedouro, e correu outra vez ao poço para tirar água, e tirou para todos os seus camelos.
21  E o homem estava admirado de vê-la, calando-se, para saber se o SENHOR havia prosperado a sua jornada ou näo.
22  E aconteceu que, acabando os camelos de beber, tomou o homem um pendente de ouro de meio siclo de peso, e duas pulseiras para as suas mäos, do peso de dez siclos de ouro;
23  E disse: De quem és filha? Faze-mo saber, peço-te. Há também em casa de teu pai lugar para nós pousarmos?
24  E ela lhe disse: Eu sou a filha de Betuel, filho de Milca, o qual ela deu a Naor.
25  Disse-lhe mais: Também temos palha e muito pasto, e lugar para passar a noite.
26  Entäo inclinou-se aquele homem e adorou ao SENHOR,
27  E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de meu senhor Abraäo, que näo retirou a sua benevolência e a sua verdade de meu senhor; quanto a mim, o SENHOR me guiou no caminho à casa dos irmäos de meu senhor.
28  E a donzela correu, e fez saber estas coisas na casa de sua mäe.
29  E Rebeca tinha um irmäo cujo nome era Labäo, o qual correu ao encontro daquele homem até a fonte.
30  E aconteceu que, quando ele viu o pendente, e as pulseiras sobre as mäos de sua irmä, e quando ouviu as palavras de sua irmä Rebeca, que dizia: Assim me falou aquele homem; foi ter com o homem, que estava em pé junto aos camelos, à fonte,
31  E disse: Entra, bendito do SENHOR; por que estás fora? pois eu já preparei a casa, e o lugar para os camelos.
32  Entäo veio aquele homem à casa, e desataram os camelos, e deram palha e pasto aos camelos, e água para lavar os pés dele, e os pés dos homens que estavam com ele.
33  Depois puseram comida diante dele. Ele, porém, disse: Näo comerei, até que tenha dito as minhas palavras. E ele disse: Fala.
34  Entäo disse: Eu sou o servo de Abraäo.
35  E o SENHOR abençoou muito o meu senhor, de maneira que foi engrandecido, e deu-lhe ovelhas e vacas, e prata e ouro, e servos e servas, e camelos e jumentos.
36  E Sara, a mulher do meu senhor, deu à luz um filho a meu senhor depois da sua velhice, e ele deu-lhe tudo quanto tem.
37  E meu senhor me fez jurar, dizendo: Näo tomarás mulher para meu filho das filhas dos cananeus, em cuja terra habito;
38  Irás, porém, à casa de meu pai, e à minha família, e tomarás mulher para meu filho.
39  Entäo disse eu ao meu senhor: Porventura näo me seguirá a mulher.
40  E ele me disse: O SENHOR, em cuja presença tenho andado, enviará o seu anjo contigo, e prosperará o teu caminho, para que tomes mulher para meu filho da minha família e da casa de meu pai;
41  Entäo serás livre do meu juramento, quando fores à minha família; e se näo te derem, livre serás do meu juramento.
42  E hoje cheguei à fonte, e disse: O SENHOR, Deus de meu senhor Abraäo, se tu agora prosperas o meu caminho, no qual eu ando,
43  Eis que estou junto à fonte de água; seja, pois, que a donzela que sair para tirar água e à qual eu disser: Peço-te, dá-me um pouco de água do teu cántaro;
44  E ela me disser: Bebe tu e também tirarei água para os teus camelos; esta seja a mulher que o SENHOR designou ao filho de meu senhor.
45  E antes que eu acabasse de falar no meu coraçäo, eis que Rebeca saía com o seu cántaro sobre o seu ombro, desceu à fonte e tirou água; e eu lhe disse: Peço-te, dá-me de beber.
46  E ela se apressou, e abaixou o seu cántaro de sobre si, e disse: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; e bebi, e ela deu também de beber aos camelos.
47  Entäo lhe perguntei, e disse: De quem és filha? E ela disse: Filha de Betuel, filho de Naor, que lhe deu Milca. Entäo eu pus o pendente no seu rosto, e as pulseiras sobre as suas mäos;
48  E inclinando-me adorei ao SENHOR, e bendisse ao SENHOR, Deus do meu senhor Abraäo, que me havia encaminhado pelo caminho da verdade, para tomar a filha do irmäo de meu senhor para seu filho.
49  Agora, pois, se vós haveis de fazer benevolência e verdade a meu senhor, fazei-mo saber; e se näo, também mo fazei saber, para que eu vá à direita, ou à esquerda.
50  Entäo responderam Labäo e Betuel, e disseram: Do SENHOR procedeu este negócio; näo podemos falar-te mal ou bem.
51  Eis que Rebeca está diante da tua face; toma-a, e vai-te; seja a mulher do filho de teu senhor, como tem dito o SENHOR.
52  E aconteceu que, o servo de Abraäo, ouvindo as suas palavras, inclinou-se à terra diante do SENHOR.
53  E tirou o servo joias de prata e joias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmäo e à sua mäe.
54  Entäo comeram e beberam, ele e os homens que com ele estavam, e passaram a noite. E levantaram-se pela manhä, e disse: Deixai-me ir a meu senhor.
55  Entäo disseram seu irmäo e sua mäe: Fique a donzela conosco alguns dias, ou pelo menos dez dias, depois irá.
56  Ele, porém, lhes disse: Näo me detenhais, pois o SENHOR tem prosperado o meu caminho; deixai-me partir, para que eu volte a meu senhor.
57  E disseram: Chamemos a donzela, e perguntemos-lho.
58  E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irás tu com este homem? Ela respondeu: Irei.
59  Entäo despediram a Rebeca, sua irmä, e sua ama, e o servo de Abraäo, e seus homens.
60  E abençoaram a Rebeca, e disseram-lhe: O nossa irmä, sê tu a mäe de milhares de milhares, e que a tua descendência possua a porta de seus aborrecedores!
61  E Rebeca se levantou com as suas moças, e subiram sobre os camelos, e seguiram o homem; e tomou aquele servo a Rebeca, e partiu.
62  Ora, Isaque vinha de onde se vem do poço de Beer-Laai-Rói; porque habitava na terra do sul.
63  E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham.
64  Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo.
65  E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Entäo tomou ela o véu e cobriu-se.
66  E o servo contou a Isaque todas as coisas que fizera.
67  E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mäe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mäe.



Capitulo 25

1  E Abraäo tomou outra mulher; e o seu nome era Quetura;
2  E deu-lhe à luz Zinrä, Jocsä, Medä, Midiä, Jisbaque e Suá.
3  E Jocsä gerou Seba e Dedä; e os filhos de Dedä foram Assurim, Letusim e Leumim.
4  E os filhos de Midiä foram Efá, Efer, Enoque, Abida e Elda. Estes todos foram filhos de Quetura.
5  Porém Abraäo deu tudo o que tinha a Isaque;
6  Mas aos filhos das concubinas que Abraäo tinha, deu Abraäo presentes e, vivendo ele ainda, despediu-os do seu filho Isaque, enviando-os ao oriente, para a terra oriental.
7  Estes, pois, säo os dias dos anos da vida de Abraäo, que viveu cento e setenta e cinco anos.
8  E Abraäo expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo;
9  E Isaque e Ismael, seus filhos, sepultaram-no na cova de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, heteu, que estava em frente de Manre,
10  O campo que Abraäo comprara aos filhos de Hete. Ali está sepultado Abraäo e Sara, sua mulher.
11  E aconteceu depois da morte de Abraäo, que Deus abençoou a Isaque seu filho; e habitava Isaque junto ao poço Beer-Laai-Rói.
12  Estas, porém, säo as geraçöes de Ismael filho de Abraäo, que a serva de Sara, Agar, egípcia, deu a Abraäo.
13  E estes säo os nomes dos filhos de Ismael, pelos seus nomes, segundo as suas geraçöes: O primogênito de Ismael era Nebaiote, depois Quedar, Adbeel e Mibsäo,
14  Misma, Dumá, Massá,
15  Hadade, Tema, Jetur, Nafis e Quedemá.
16  Estes säo os filhos de Ismael, e estes säo os seus nomes pelas suas vilas e pelos seus castelos; doze príncipes segundo as suas famílias.
17  E estes säo os anos da vida de Ismael, cento e trinta e sete anos, e ele expirou e, morrendo, foi congregado ao seu povo.
18  E habitaram desde Havilá até Sur, que está em frente do Egito, como quem vai para a Assíria; e fez o seu assento diante da face de todos os seus irmäos.
19  E estas säo as geraçöes de Isaque, filho de Abraäo: Abraäo gerou a Isaque;
20  E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padä-Arä, irmä de Labäo, arameu.
21  E Isaque orou insistentemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas oraçöes, e Rebeca sua mulher concebeu.
22  E os filhos lutavam dentro dela; entäo disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao SENHOR.
23  E o SENHOR lhe disse: Duas naçöes há no teu ventre, e dois povos se dividiräo das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.
24  E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.
25  E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pelo; por isso chamaram o seu nome Esaú.
26  E depois saiu o seu irmäo, agarrada sua mäo ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.
27  E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas.
28  E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó.
29  E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado;
30  E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.
31  Entäo disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.
32  E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?
33  Entäo disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
34  E Jacó deu päo a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.