ÊXODO 36 AO 40

12/09/2010 20:56


Capitulo 36

1  Assim trabalharam Bezalel e Aoliabe, e todo o homem sábio de coraçäo, a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saber como haviam de fazer toda a obra para o serviço do santuário, conforme a tudo o que o SENHOR tinha ordenado.
2  Entäo Moisés chamou a Bezalel e a Aoliabe, e a todo o homem sábio de coraçäo, em cujo coraçäo o SENHOR tinha dado sabedoria; a todo aquele a quem o seu coraçäo moveu a se chegar à obra para fazê-la.
3  Estes receberam de Moisés toda a oferta alçada, que trouxeram os filhos de Israel para a obra do serviço do santuário, para fazê-la, e ainda eles lhe traziam cada manhä ofertas voluntárias.
4  E vieram todos os sábios, que faziam toda a obra do santuário, cada um da obra que fazia,
5  E falaram a Moisés, dizendo: O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o SENHOR ordenou se fizesse.
6  Entäo mandou Moisés que proclamassem por todo o arraial, dizendo: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais,
7  Porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava.
8  Assim todo o sábio de coraçäo, entre os que faziam a obra, fez o tabernáculo de dez cortinas de linho fino torcido, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, com querubins; da obra mais esmerada as fez.
9  O comprimento de cada cortina era de vinte e oito cóvados, e a largura de quatro cóvados; todas as cortinas tinham uma mesma medida.
10  E ligou cinco cortinas uma com a outra; e outras cinco cortinas também ligou uma com outra.
11  Depois fez laçadas de azul na borda de uma cortina, à extremidade, na juntura; assim também fez na borda, à extremidade da juntura da segunda cortina.
12  Cinqüenta laçadas fez numa cortina, e cinqüenta laçadas fez numa extremidade da cortina, que se ligava com a segunda; estas laçadas eram contrapostas uma a outra.
13  Também fez cinqüenta colchetes de ouro, e com estes colchetes uniu as cortinas uma com a outra; e assim foi feito um tabernáculo.
14  Fez também cortinas de pêlos de cabras para a tenda sobre o tabernáculo; fez onze cortinas.
15  O comprimento de uma cortina era de trinta cóvados, e a largura de quatro cóvados; estas onze cortinas tinham uma mesma medida.
16  E uniu cinco cortinas à parte, e outras seis à parte,
17  E fez cinqüenta laçadas na borda da última cortina, na juntura; também fez cinqüenta laçadas na borda da cortina, na outra juntura.
18  Fez também cinqüenta colchetes de metal, para ajuntar a tenda, para que fosse um todo.
19  Fez também, para a tenda, uma coberta de peles de carneiros, tintas de vermelho; e por cima uma coberta de peles de texugos.
20  Também fez, de madeira de acácia, tábuas levantadas para o tabernáculo, que foram colocadas verticalmente.
21  O comprimento de cada tábua era de dez cóvados, e a largura de um cóvado e meio.
22  Cada tábua tinha duas cavilhas pregadas uma a outra; assim fez com todas as tábuas do tabernáculo.
23  Assim, pois, fez as tábuas para o tabernáculo; vinte tábuas para o lado que dá para o sul;
24  E fez quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua, para as suas duas cavilhas, e duas debaixo de outra, para as suas duas cavilhas.
25  Também fez vinte tábuas ao outro lado do tabernáculo, do lado norte,
26  Com as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua, e duas bases debaixo de outra tábua.
27  E ao lado do tabernáculo para o ocidente fez seis tábuas.
28  Fez também duas tábuas para os cantos do tabernáculo nos dois lados,
29  As quais por baixo estavam juntas, e também se ajuntavam por cima com uma argola; assim fez com ambas nos dois cantos.
30  Assim eram oito tábuas com as suas bases de prata, a saber, dezesseis bases; duas bases debaixo de cada tábua.
31  Fez também travessas de madeira de acácia; cinco para as tábuas de um lado do tabernáculo,
32  E cinco travessas para as tábuas do outro lado do tabernáculo; e outras cinco travessas para as tábuas do tabernáculo do lado ocidental.
33  E fez que a travessa do meio passasse pelo meio das tábuas de uma extremidade até a outra.
34  E cobriu as tábuas de ouro, e as suas argolas (os lugares das travessas) fez de ouro; as travessas também cobriu de ouro.
35  Depois fez o véu de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido; de obra esmerada o fez com querubins.
36  E fez-lhe quatro colunas de madeira de acácia, e as cobriu de ouro; e seus colchetes fez de ouro, e fundiu-lhe quatro bases de prata.
37  Fez também para a porta da tenda o véu de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, da obra do bordador,
38  Com as suas cinco colunas e os seus colchetes; e as suas cabeças e as suas molduras cobriu de ouro; e as suas cinco bases eram de cobre.



Capitulo 37

1  Fez também Bezalel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois cóvados e meio; e a sua largura de um cóvado e meio; e a sua altura de um cóvado e meio.
2  E cobriu-a de ouro puro por dentro e por fora; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor;
3  E fundiu-lhe quatro argolas de ouro nos seus quatro cantos; num lado duas, e no outro lado duas argolas;
4  E fez varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro;
5  E pós os varais pelas argolas aos lados da arca, para se levar a arca.
6  Fez também o propiciatório de ouro puro; o seu comprimento era de dois cóvados e meio, e a sua largura de um cóvado e meio.
7  Fez também dois querubins de ouro; de obra batida os fez, nas duas extremidades do propiciatório.
8  Um querubim na extremidade de um lado, e o outro na outra extremidade do outro lado; de uma só peça com o propiciatório fez os querubins nas duas extremidades dele.
9  E os querubins estendiam as asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; e os seus rostos estavam defronte um do outro; os rostos dos querubins estavam virados para o propiciatório.
10  Fez também a mesa de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois cóvados, e a sua largura de um cóvado, e a sua altura de um cóvado e meio.
11  E cobriu-a de ouro puro, e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor.
12  Fez-lhe também, ao redor, uma moldura da largura da mäo; e fez uma coroa de ouro ao redor da moldura.
13  Fundiu-lhe também quatro argolas de ouro; e pós as argolas nos quatro cantos que estavam em seus quatro pés.
14  Defronte da moldura estavam as argolas para os lugares dos varais, para se levar a mesa.
15  Fez também os varais de madeira de acácia, e os cobriu de ouro, para se levar a mesa.
16  E fez de ouro puro os utensílios que haviam de estar sobre a mesa, os seus pratos e as suas colheres, e as suas tigelas e as suas taças em que se haviam de oferecer libaçöes.
17  Fez também o candelabro de ouro puro; de obra batida fez este candelabro; o seu pedestal, e as suas hastes, os seus copos, as suas maçäs, e as suas flores, formavam com ele uma só peça.
18  Seis hastes saíam dos seus lados; três hastes do candelabro, de um lado dele, e três do outro lado.
19  Numa haste estavam três copos do feitio de amêndoas, um botäo e uma flor; e na outra haste três copos do feitio de amêndoas, um botäo e uma flor; assim eram as seis hastes que saíam do candelabro.
20  Mas no mesmo candelabro havia quatro copos do feitio de amêndoas com os seus botöes e com as suas flores.
21  E havia um botäo debaixo de duas hastes da mesma peça; e outro botäo debaixo de duas hastes da mesma peça; e mais um botäo debaixo de duas hastes da mesma peça; assim se fez para as seis hastes, que saíam dele.
22  Os seus botöes e as suas hastes eram da mesma peça; tudo era uma obra batida de ouro puro.
23  E fez-lhe, de ouro puro, sete lámpadas com os seus espevitadores e os seus apagadores;
24  De um talento de ouro puro fez o candelabro e todos os seus utensílios.
25  E fez o altar do incenso de madeira de acácia; de um cóvado era o seu comprimento, e de um cóvado a sua largura, era quadrado; e de dois cóvados a sua altura; dele mesmo eram feitas as suas pontas.
26  E cobriu-o de ouro puro, a parte superior e as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor.
27  Fez-lhe também duas argolas de ouro debaixo da sua coroa, e os seus dois cantos, de ambos os seus lados, para neles se colocar os varais, e com eles levá-lo.
28  E os varais fez de madeira de acácia, e os cobriu de ouro.
29  Também fez o azeite santo da unçäo, e o incenso aromático, puro, qual obra do perfumista.



Capitulo 38

1  Fez também o altar do holocausto de madeira de acácia; de cinco cóvados era o seu comprimento, e de cinco cóvados a sua largura, era quadrado; e de três cóvados a sua altura.
2  E fez-lhe as suas pontas nos seus quatro cantos; da mesma peça eram as suas pontas; e cobriu-o de cobre.
3  Fez também todos os utensílios do altar; os cinzeiros, e as pás, e as bacias, e os garfos, e os braseiros; todos esses pertences fez de cobre.
4  Fez também, para o altar, um crivo de cobre, em forma de rede, na sua cercadura em baixo, até ao meio do altar.
5  E fundiu quatro argolas para as quatro extremidades do crivo de cobre, para os lugares dos varais.
6  E fez os varais de madeira de acácia, e os cobriu de cobre.
7  E pós os varais pelas argolas aos lados do altar, para com eles levar o altar; fê-lo oco e de tábuas.
8  Fez também a pia de cobre com a sua base de cobre, dos espelhos das mulheres que se reuniam, para servir à porta da tenda da congregaçäo.
9  Fez também o pátio do lado meridional; as cortinas do pátio eram de linho fino torcido, de cem cóvados.
10  As suas vinte colunas e as suas vinte bases eram de cobre; os colchetes destas colunas e as suas molduras eram de prata;
11  E do lado norte cortinas de cem cóvados; as suas vinte colunas e as suas vinte bases eram de cobre, os colchetes das colunas e as suas molduras eram de prata.
12  E do lado do ocidente cortinas de cinqüenta cóvados, as suas colunas dez, e as suas bases dez; os colchetes das colunas e as suas molduras eram de prata.
13  E do lado leste, ao oriente, cortinas de cinqüenta cóvados.
14  As cortinas de um lado da porta eram de quinze cóvados; as suas colunas três e as suas bases três.
15  E do outro lado da porta do pátio, de ambos os lados, eram cortinas de quinze cóvados; as suas colunas três e as suas bases três.
16  Todas as cortinas do pátio ao redor eram de linho fino torcido.
17  E as bases das colunas eram de cobre; os colchetes das colunas e as suas molduras eram de prata; e o revestimento dos seus capitéis era de prata; e todas as colunas do pátio eram cingidas de prata.
18  E a cobertura da porta do pátio era de obra de bordador, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido; e o comprimento era de vinte cóvados, e a altura, na largura, de cinco cóvados, conforme as cortinas do pátio.
19  E as suas quatro colunas e as suas quatro bases eram de cobre, os seus colchetes de prata, e o revestimento dos seus capitéis, e as suas molduras, também de prata.
20  E todas as estacas do tabernáculo e do pátio ao redor eram de cobre.
21  Esta é a enumeraçäo das coisas usadas no tabernáculo do testemunho, que por ordem de Moisés foram contadas para o ministério dos levitas, por intermédio de Itamar, filho de Aräo, o sacerdote.
22  Fez, pois, Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, tudo quanto o SENHOR tinha ordenado a Moisés.
23  E com ele Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dä, um mestre de obra, e engenhoso artífice, e bordador em azul, e em púrpura e em carmesim e em linho fino.
24  Todo o ouro gasto na obra, em toda a obra do santuário, a saber o ouro da oferta, foi vinte e nove talentos e setecentos e trinta siclos, conforme ao siclo do santuário;
25  E a prata dos arrolados da congregaçäo foi cem talentos e mil e setecentos e setenta e cinco siclos, conforme o siclo do santuário;
26  Um beca por cabeça, isto é, meio siclo, conforme o siclo do santuário; de todo aquele que passava aos arrolados, da idade de vinte anos para cima, que foram seiscentos e três mil e quinhentos e cinqüenta.
27  E houve cem talentos de prata para fundir as bases do santuário e as bases do véu; para as cem bases cem talentos; um talento para cada base.
28  E dos mil e setecentos e setenta e cinco siclos fez os colchetes das colunas, e cobriu os seus capitéis, e os cingiu de molduras.
29  E o cobre da oferta foi setenta talentos e dois mil e quatrocentos siclos.
30  E dele fez as bases da porta da tenda da congregaçäo e o altar de cobre, e o crivo de cobre e todos os utensílios do altar.
31  E as bases do pátio ao redor, e as bases da porta do pátio, e todas as estacas do tabernáculo e todas as estacas do pátio ao redor.



Capitulo 39

1  Fizeram também as vestes do ministério, para ministrar no santuário, de azul, e de púrpura e de carmesim; também fizeram as vestes santas, para Aräo, como o SENHOR ordenara a Moisés.
2  Assim se fez o éfode de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim e de linho fino torcido.
3  E estenderam as láminas de ouro, e as cortaram em fios, para tecê-los entre o azul, e entre a púrpura, e entre o carmesim, e entre o linho fino com trabalho esmerado.
4  Fizeram-lhe ombreiras que se ajuntavam; e uniam-se em suas duas pontas.
5  E o cinto de obra esmerada do éfode, que estava sobre ele, formava com ele uma só peça e era de obra semelhante, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, como o SENHOR ordenara a Moisés.
6  Também prepararam as pedras de ónix, engastadas em ouro, lavradas com gravuras de um selo, com os nomes dos filhos de Israel.
7  E as pós sobre as ombreiras do éfode por pedras de memória para os filhos de Israel, como o SENHOR ordenara a Moisés.
8  Fez-se também o peitoral de obra de artífice, como a obra do éfode, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido.
9  Quadrado era; duplo fizeram o peitoral; o seu comprimento era de um palmo, e a sua largura de um palmo dobrado.
10  E engastaram nele quatro ordens de pedras; uma ordem de um sárdio, de um topázio, e de um carbúnculo; esta era a primeira ordem;
11  E a segunda ordem de uma esmeralda, de uma safira e de um diamante;
12  E a terceira ordem de um jacinto, de uma ágata, e de uma ametista;
13  E a quarta ordem de um berilo, e de um ónix, e de um jaspe, engastadas em engastes de ouro.
14  Estas pedras, pois, eram segundo os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; como gravuras de selo, cada uma com o seu nome, segundo as doze tribos.
15  Também fizeram para o peitoral cadeiazinhas de igual medida, obra de ouro puro trançado.
16  E fizeram dois engastes de ouro e duas argolas de ouro; e puseram as duas argolas nas duas extremidades do peitoral.
17  E puseram as duas cadeiazinhas de trança de ouro nas duas argolas, nas duas extremidades do peitoral.
18  E as outras duas pontas das duas cadeiazinhas de trança puseram nos dois engastes; e as puseram sobre as ombreiras do éfode na frente dele.
19  Fizeram também duas argolas de ouro, que puseram nas duas extremidades do peitoral, na sua borda que estava junto ao éfode por dentro.
20  Fizeram mais duas argolas de ouro, que puseram nas duas ombreiras do éfode, abaixo, na frente dele, perto da sua juntura, sobre o cinto de obra esmerada do éfode.
21  E ligaram o peitoral com as suas argolas às argolas do éfode com um cordäo de azul, para que estivesse sobre o cinto de obra esmerada do éfode, e o peitoral näo se separasse do éfode, como o SENHOR ordenara a Moisés.
22  E fez-se o manto do éfode de obra tecida, todo de azul.
23  E a abertura do manto estava no meio dele, como abertura de cota de malha; esta abertura tinha uma borda em volta, para que se näo rompesse.
24  E nas bordas do manto fizeram romäs de azul, e de púrpura, e de carmesim, de fio torcido.
25  Fizeram também as campainhas de ouro puro, pondo as campainhas no meio das romäs nas bordas do manto, ao redor, entre as romäs;
26  Uma campainha e uma romä, outra campainha e outra romä, nas bordas do manto ao redor: para ministrar, como o SENHOR ordenara a Moisés.
27  Fizeram também as túnicas de linho fino, de obra tecida, para Aräo e para seus filhos.
28  E a mitra de linho fino, e o ornato das tiaras de linho fino, e os calçöes de linho fino torcido,
29  E o cinto de linho fino torcido, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, obra de bordador, como o SENHOR ordenara a Moisés.
30  Fizeram também, de ouro puro, a lámina da coroa de santidade, e nela escreveram o escrito como de gravura de selo: SANTIDADE AO SENHOR.
31  E ataram-na com um cordäo de azul, para prendê-la à parte superior da mitra, como o SENHOR ordenara a Moisés.
32  Assim se acabou toda a obra do tabernáculo da tenda da congregaçäo; e os filhos de Israel fizeram conforme a tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés; assim o fizeram.
33  Depois trouxeram a Moisés o tabernáculo, a tenda e todos os seus pertences; os seus colchetes, as suas tábuas, os seus varais, e as suas colunas, e as suas bases;
34  E a cobertura de peles de carneiro tintas de vermelho, e a cobertura de peles de texugos, e o véu de cobertura;
35  A arca do testemunho, e os seus varais, e o propiciatório;
36  A mesa com todos os seus pertences, e os päes da proposiçäo;
37  O candelabro puro com suas lámpadas, as lámpadas em ordem, e todos os seus pertences, e o azeite para a luminária;
38  Também o altar de ouro, e o azeite da unçäo, e o incenso aromático, e a cortina da porta da tenda;
39  O altar de cobre, e o seu crivo de cobre, os seus varais, e todos os seus pertences, a pia, e a sua base;
40  As cortinas do pátio, as suas colunas, e as suas bases, e a cortina da porta do pátio, as suas cordas, e os seus pregos, e todos os utensílios do serviço do tabernáculo, para a tenda da congregaçäo;
41  As vestes do ministério para ministrar no santuário; as santas vestes de Aräo o sacerdote, e as vestes dos seus filhos, para administrarem o sacerdócio.
42  Conforme a tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel toda a obra.
43  Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o SENHOR ordenara, assim a fizeram; entäo Moisés os abençoou.



Capitulo 40

1  Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
2  No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregaçäo,
3  E porás nele a arca do testemunho, e cobrirás a arca com o véu.
4  Depois colocarás nele a mesa, e porás em ordem o que se deve pór em ordem nela; também colocarás nele o candelabro, e acenderás as suas lámpadas.
5  E porás o altar de ouro para o incenso diante da arca do testemunho; entäo pendurarás a cortina da porta do tabernáculo.
6  Porás também o altar do holocausto diante da porta do tabernáculo da tenda da congregaçäo.
7  E porás a pia entre a tenda da congregaçäo e o altar, e nela porás água.
8  Depois porás o pátio ao redor, e pendurarás a cortina à porta do pátio.
9  Entäo tomarás o azeite da unçäo, e ungirás o tabernáculo, e tudo o que há nele; e o santificarás com todos os seus pertences, e será santo.
10  Ungirás também o altar do holocausto, e todos os seus utensílios; e santificarás o altar; e o altar será santíssimo.
11  Entäo ungirás a pia e a sua base, e a santificarás.
12  Farás também chegar a Aräo e a seus filhos à porta da tenda da congregaçäo; e os lavarás com água.
13  E vestirás a Aräo as vestes santas, e o ungirás, e o santificarás, para que me administre o sacerdócio.
14  Também farás chegar a seus filhos, e lhes vestirás as túnicas,
15  E os ungirás como ungiste a seu pai, para que me administrem o sacerdócio, e a sua unçäo lhes será por sacerdócio perpétuo nas suas geraçöes.
16  E Moisés fez conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenou, assim o fez.
17  Assim, no primeiro mês, no ano segundo, ao primeiro dia do mês foi levantado o tabernáculo.
18  Moisés levantou o tabernáculo, e pós as suas bases, e armou as suas tábuas, e colocou nele os seus varais, e levantou as suas colunas;
19  E estendeu a tenda sobre o tabernáculo, e pós a cobertura da tenda sobre ela, em cima, como o SENHOR ordenara a Moisés.
20  Tomou o testemunho, e pó-lo na arca, e colocou os varais na arca; e pós o propiciatório em cima da arca.
21  E introduziu a arca no tabernáculo, e pendurou o véu da cobertura, e cobriu a arca do testemunho, como o SENHOR ordenara a Moisés.
22  Pós também a mesa na tenda da congregaçäo, ao lado do tabernáculo, para o norte, fora do véu,
23  E sobre ela pós em ordem o päo perante o SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés.
24  Pós também na tenda da congregaçäo o candelabro na frente da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul,
25  E acendeu as lámpadas perante o SENHOR, como o SENHOR ordenara a Moisés.
26  E pós o altar de ouro na tenda da congregaçäo, diante do véu,
27  E acendeu sobre ele o incenso de especiarias aromáticas, como o SENHOR ordenara a Moisés.
28  Pendurou também a cortina da porta do tabernáculo,
29  E pós o altar do holocausto à porta do tabernáculo da tenda da congregaçäo, e sobre ele ofereceu holocausto e oferta de alimentos, como o SENHOR ordenara a Moisés.
30  Pós também a pia entre a tenda da congregaçäo e o altar, e nela pós água para lavar.
31  E Moisés, e Aräo e seus filhos nela lavaram as suas mäos e os seus pés.
32  Quando entravam na tenda da congregaçäo, e quando chegavam ao altar, lavavam-se, como o SENHOR ordenara a Moisés.
33  Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar, e pendurou a cortina da porta do pátio. Assim Moisés acabou a obra.
34  Entäo a nuvem cobriu a tenda da congregaçäo, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo;
35  De maneira que Moisés näo podia entrar na tenda da congregaçäo, porquanto a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo.
36  Quando, pois, a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, entäo os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas.
37  Se a nuvem, porém, näo se levantava, näo caminhavam, até ao dia em que ela se levantasse;
38  Porquanto a nuvem do SENHOR estava de dia sobre o tabernáculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.