ÊXODO 1 AO 5

12/09/2010 20:42


Capitulo 1

1  Estes pois säo os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egito com Jacó; cada um entrou com sua casa:
2  Rúben, Simeäo, Levi, e Judá;
3  Issacar, Zebulom, e Benjamim;
4  Dä e Naftali, Gade e Aser.
5  Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito.
6  Faleceu José, e todos os seus irmäos, e toda aquela geraçäo.
7  E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles.
8  E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que näo conhecera a José;
9  O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.
10  Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que näo se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.
11  E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.
12  Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel.
13  E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;
14  Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidäo, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.
15  E o rei do Egito falou às parteiras das hebréias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá),
16  E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, entäo viva.
17  As parteiras, porém, temeram a Deus e näo fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservavam os meninos com vida.
18  Entäo o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida?
19  E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias näo säo como as egípcias; porque säo vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas.
20  Portanto Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito.
21  E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, ele estabeleceu-lhes casas.
22  Entäo ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida.



Capitulo 2

1  E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.
2  E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.
3  Näo podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pós nos juncos à margem do rio.
4  E sua irmä postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.
5  E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.
6  E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixäo dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este.
7  Entäo disse sua irmä à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?
8  E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mäe do menino.
9  Entäo lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.
10  E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.
11  E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmäos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmäos.
12  E olhou a um e a outro lado e, vendo que näo havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia.
13  E tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois homens hebreus contendiam; e disse ao injusto: Por que feres a teu próximo?
14  O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Entäo temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto.
15  Ouvindo, pois, Faraó este caso, procurou matar a Moisés; mas Moisés fugiu de diante da face de Faraó, e habitou na terra de Midiä, e assentou-se junto a um poço.
16  E o sacerdote de Midiä tinha sete filhas, as quais vieram tirar água, e encheram os bebedouros, para dar de beber ao rebanho de seu pai.
17  Entäo vieram os pastores, e expulsaram-nas dali; Moisés, porém, levantou-se e defendeu-as, e deu de beber ao rebanho.
18  E voltando elas a Reuel seu pai, ele disse: Por que hoje tornastes täo depressa?
19  E elas disseram: Um homem egípcio nos livrou da mäo dos pastores; e também nos tirou água em abundáncia, e deu de beber ao rebanho.
20  E disse a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes o homem? Chamai-o para que coma päo.
21  E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora,
22  A qual deu à luz um filho, a quem ele chamou Gérson, porque disse: Peregrino fui em terra estranha.
23  E aconteceu, depois de muitos dias, que morrendo o rei do Egito, os filhos de Israel suspiraram por causa da servidäo, e clamaram; e o seu clamor subiu a Deus por causa de sua servidäo.
24  E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraäo, com Isaque, e com Jacó;
25  E viu Deus os filhos de Israel, e atentou Deus para a sua condiçäo.



Capitulo 3

1  E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiä; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.
2  E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça näo se consumia.
3  E Moisés disse: Agora me virarei para là, e verei esta grande visäo, porque a sarça näo se queima.
4  E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui.
5  E disse: Näo te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.
6  Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraäo, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.
7  E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a afliçäo do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
8  Portanto desci para livrá-lo da mäo dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
9  E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressäo com que os egípcios os oprimem.
10  Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.
11  Entäo Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?
12  E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
13  Entäo disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?
14  E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
15  E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraäo, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geraçäo em geraçäo.
16  Vai, e ajunta os anciäos de Israel e dize-lhes: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraäo, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito.
17  Portanto eu disse: Far-vos-ei subir da afliçäo do Egito à terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel.
18  E ouviräo a tua voz; e irás, tu com os anciäos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O SENHOR Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao SENHOR nosso Deus.
19  Eu sei, porém, que o rei do Egito näo vos deixará ir, nem ainda por uma mäo forte.
20  Porque eu estenderei a minha mäo, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir.
21  E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, näo saireis vazios,
22  Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda joias de prata, e joias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.



Capitulo 4

1  Entäo respondeu Moisés, e disse: Mas eis que näo me creräo, nem ouviräo a minha voz, porque diräo: O SENHOR näo te apareceu.
2  E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mäo? E ele disse: Uma vara.
3  E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela.
4  Entäo disse o SENHOR a Moisés: Estende a tua mäo e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mäo, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mäo;
5  Para que creiam que te apareceu o SENHOR Deus de seus pais, o Deus de Abraäo, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.
6  E disse-lhe mais o SENHOR: Pöe agora a tua mäo no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mäo estava leprosa, branca como a neve.
7  E disse: Torna a por a tua mäo no teu seio. E tornou a colocar sua mäo no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne.
8  E acontecerá que, se eles näo te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, creräo à voz do derradeiro sinal;
9  E se acontecer que ainda näo creiam a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, tomarás das águas do rio, e as derramarás na terra seca; e as águas, que tomarás do rio, tornar-se-äo em sangue sobre a terra seca.
10  Entäo disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu näo sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.
11  E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Näo sou eu, o SENHOR?
12  Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.
13  Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mäo daquele a quem tu hás de enviar.
14  Entäo se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Näo é Aräo, o levita, teu irmäo? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coraçäo.
15  E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.
16  E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
17  Toma, pois, esta vara na tua mäo, com que farás os sinais.
18  Entäo foi Moisés, e voltou para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Eu irei agora, e tornarei a meus irmäos, que estäo no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai em paz.
19  Disse também o SENHOR a Moisés em Midiä: Vai, volta para o Egito; porque todos os que buscavam a tua alma morreram.
20  Tomou, pois, Moisés sua mulher e seus filhos, e os levou sobre um jumento, e tornou à terra do Egito; e Moisés tomou a vara de Deus na sua mäo.
21  E disse o SENHOR a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mäo; mas eu lhe endurecerei o coraçäo, para que näo deixe ir o povo.
22  Entäo dirás a Faraó: Assim diz o SENHOR: Israel é meu filho, meu primogênito.
23  E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho, para que me sirva; mas tu recusaste deixá-lo ir; eis que eu matarei a teu filho, o teu primogênito.
24  E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o SENHOR o encontrou, e o quis matar.
25  Entäo Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário.
26  E desviou-se dele. Entäo ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisäo.
27  Disse o SENHOR a Aräo: Vai ao deserto, ao encontro de Moisés. E ele foi, e encontrou-o no monte de Deus, e beijou-o.
28  E relatou Moisés a Aräo todas as palavras do SENHOR, com que o enviara, e todos os sinais que lhe mandara.
29  Entäo foram Moisés e Aräo, e ajuntaram todos os anciäos dos filhos de Israel.
30  E Aräo falou todas as palavras que o SENHOR falara a Moisés e fez os sinais perante os olhos do povo.
31  E o povo creu; e quando ouviram que o SENHOR visitava aos filhos de Israel, e que via a sua afliçäo, inclinaram-se, e adoraram.



Capitulo 5

1  E depois foram Moisés e Aräo e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto.
2  Mas Faraó disse: Quem é o SENHOR, cuja voz eu ouvirei, para deixar ir Israel? Näo conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir Israel.
3  E eles disseram: O Deus dos hebreus nos encontrou; portanto deixa-nos agora ir caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrificios ao SENHOR nosso Deus, e ele näo venha sobre nós com pestilência ou com espada.
4  Entäo disse-lhes o rei do Egito: Moisés e Aräo, por que fazeis cessar o povo das suas obras? Ide às vossas cargas.
5  E disse também Faraó: Eis que o povo da terra já é muito, e vós os fazeis abandonar as suas cargas.
6  Portanto deu ordem Faraó, naquele mesmo dia, aos exatores do povo, e aos seus oficiais, dizendo:
7  Daqui em diante näo torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como fizestes antes: väo eles mesmos, e colham palha para si.
8  E lhes imporeis a conta dos tijolos que fizeram antes; nada diminuireis dela, porque eles estäo ociosos; por isso clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus.
9  Agrave-se o serviço sobre estes homens, para que se ocupem nele e näo confiem em palavras mentirosas.
10  Entäo saíram os exatores do povo, e seus oficiais, e falaram ao povo, dizendo: Assim diz Faraó: Eu näo vos darei palha;
11  Ide vós mesmos, e tomai vós palha onde a achardes; porque nada se diminuirá de vosso serviço.
12  Entäo o povo se espalhou por toda a terra do Egito, a colher restolho em lugar de palha.
13  E os exatores os apertavam, dizendo: Acabai vossa obra, a tarefa de cada dia, como quando havia palha.
14  E foram açoitados os oficiais dos filhos de Israel, que os exatores de Faraó tinham posto sobre eles, dizendo estes: Por que näo acabastes vossa tarefa, fazendo tijolos como antes, assim também ontem e hoje?
15  Por isso, os oficiais dos filhos de Israel, foram e clamaram a Faraó, dizendo: Por que fazes assim a teus servos?
16  Palha näo se dá a teus servos, e nos dizem: Fazei tijolos; e eis que teus servos säo açoitados; porém o teu povo tem a culpa.
17  Mas ele disse: Vós sois ociosos; vós sois ociosos; por isso dizeis: Vamos, sacrifiquemos ao SENHOR.
18  Ide, pois, agora, trabalhai; palha porém näo se vos dará; contudo, dareis a conta dos tijolos.
19  Entäo os oficiais dos filhos de Israel viram-se em afliçäo, porquanto se dizia: Nada diminuireis de vossos tijolos, da tarefa do dia no seu dia.
20  E encontraram a Moisés e a Aräo, que estavam defronte deles, quando saíram de Faraó.
21  E disseram-lhes: O SENHOR atente sobre vós, e julgue isso, porquanto fizestes o nosso caso repelente diante de Faraó, e diante de seus servos, dando-lhes a espada nas mäos, para nos matar.
22  Entäo, tornando-se Moisés ao SENHOR, disse: Senhor! por que fizeste mal a este povo? por que me enviaste?
23  Porque desde que me apresentei a Faraó para falar em teu nome, ele maltratou a este povo; e de nenhuma sorte livraste o teu povo.